sexta-feira, 22 de julho de 2011

PRESIDENTE DO SINDJA SE MANIFESTA EM OUTRO BLOG

Ao visitarmos um blog que muito fala sobre arbitragem, enccontramos um comentário que logo foi replicado por nosso presidente, como à seguir:
Esses posicionamentos escandalosos, tendenciosos,sectários de profissionais frustrados e temerosos de perderem 64% de seus afazeres para Arbitragem, para solução extrajudicial SATISFATÓRIA dos anseios e necessidades da população toda,isto é o que chamamos de desserviço ao país, à nação e é o que vem sendo praticado pelos que aproveitam os mal feitos de alguns para aterrorizarem ( sim, são terroristas!) os mal informados e pior: os mal graduados como eles próprios. Os que falam mal da arbitragem e somente buscam mostrar, divulgar o que poder-se-ia usar contra a instituição nobre e democrática que é a arbitragem,esses são uns pobres coitados, que lutam como um pequeno espermatozóide buscando fecundar um único óvulo,desesperados pela sobrevivência e tentam ganhar a corrida " no grito" , na difamação,abusando da pouca inteligência da maioria dos brasileiros e posando de "doutores", sendo que a primeira demonstração de capacidade é a humildade aliada à serenidade.Mas, o que se vê, é apenas pose em traje passeio e vocabulário rebuscado adornado de "copy and paste" , para iludir a boa fé e tumultuar o ambiente. À esses só lhes resta mesmo o suicídio, como vêm cometendo,lenta e gradualmente.Por tudo que leio contra arbitragem e por tudo que já vi de mau feito,inclusive a numeração ordinal de câmaras arbitrais, é que vejo quão grande é o espaço para continuar arbitrando enquanto os cães ladram e a caravana passa!
Sentei-me hoje aqui para escrever este comentário porque faz parte do rol das minhas obrigações como presidente da instituição que recebe, na última hora, os apelos dos que a desprezam. Aqui somos a UTI dos maus profissionais.Pena que não temos como atende-los!Sempre nos consultam de uma Delegacia de Policia, de um Cartório Criminal estadual ou federal e assim por diante.Mas nada podemos fazer porque: de um vértice temos os eruditos,chics,exportadores de cláusulas e honorários arbitrais e de outro os metidos a reguladores e controladores da arbitragem e no outro os maus e de índole estelionatária que alimentam os dois primeiros.Esta é a síntese.Arbitragem é tão bom  negócio que tem magistrados se aposentando para irem "presidir" instituições arbitrais.Há anos passados os "poderosos" que desejavam apadrinhar alguém na vida, proporcionava a esse alguém ser  "dono de cartório" e hoje ensinam que vá ser dono de instituição arbitral.
Todos sabem que , em média, 64% dos processos que tramitam nos poderes judiciários estaduais e federal trata-se de causas que podem(e devem) ser resolvidas pela via extrajudicial, a arbitragem.Em caso  de evasão de 50% desses casos, já deixa o PJ mais falido do que já é e deixa muita gente sem sombra ao meio dia.Esta é a realidade e o motivo de tantas agressões e controvérsias meramente de cunho "político" e desabafos frustrados.
Tratemos a Arbitragem com respeito,Sua Magestade  A Arbitragem e os seus profissionais com a devida vênia e tudo se ajeita por si só.É só uns  deixarem de querer ser donos e outros de se sentirem menores que os estado e quererem ser " oficiais" e tudo fica certo.Cada um no seu quadrado!

Artifex in Opere.

Artifex  in Opere.